Breves V


  • Numa altura de grande agitação do meio literário português ligado ao Fantástico, sucederam-se os eventos com “ofertas” para as várias “sensibilidades”.

— O Fórum Fantástico 2010, já com um impressionante historial e uma sólida reputação a nível nacional e internacional. Destaque para o lançamento de A Luz Miserável de David Soares e para a presença de nomes como Stephen Hunt, Peter V. Brett ou Maria do Rosário Monteiro. Um sucesso, ao que tudo indica!

 

— O Colóquio Mensageiros das Estrelas que me parece ter conseguido afirmar uma personalidade própria com temáticas como:  “Mulheres Perfeitas de Stepford – De Fantasia Masculina a Utopia Feminista”; “Ficção Científica e Ovnilogia: Pontos de Contacto?”;  “Próspero no Espaço: The TempestThe Forbidden Planet”.

 

— O Conversas Fantásticas, uma tertúlia mais compartimentada para a corrente “mainstream” nacional, mas que tudo indica ter sido um bom convívio.

  • Há quem já estremeça com a chegada às costas portuguesas de uma maré de sereias para substituir os “dentuças andróginos”, “as personificações de estupidez sentimentalona”  e as “fadinhas Winx”. Podem descansar! O infanto-juvenil continuará a ter as actuais referências e estas parecem ir perdurar até à exaustão, mesmo que mudem as personagens. É espremer até que a “fotocopiadora” avarie…
  • Continuo à espera da moda literária do metoh-kangmi ou do chupa-cabras. Tais figurões obrigariam, pelo menos, a uma mudança nos enredos. Bem, mas com tanta gente concentrada na criação de personagens femininas acéfalas, incapazes e ocas, ainda alguém arranjava um romancezeco para best-seller! Ups! S. Meyer já se lembrou do chupa-cabras  – literalmente…

  • Magic at the Gate – Allie Beckstrom de Devon Monk já está à porta! Será que me vou viciar para Magic on the Hunt ( só em Abril ) para gáudio dos meus amigos (que assim ganharão ou perderão apostas) ou aborrecer-me? Too soft? A crítica tem sido tão slacky ou mesmo elogiosa que vou atirar-me para o campo com o jogo já a meio. Mas não tenham grandes esperanças! É que eu e os fastbooks… 😉

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em David Soares, Escritores Portugueses, Eventos, Fórum Fantástico 2010, Literatura, Literatura estrangeira, Maria do Rosário Monteiro, Mensageiros das Estrelas 2010. ligação permanente.

6 respostas a Breves V

  1. Rasptatina diz:

    primeira visita a este poiso da comentadora sensação do momento, protegida de pedro ventura, com uma lista de relacionamenotos como o soares, a gisela, o frazão, o seixas e outros figurões. isso é que faz estremeçer! Não é um blogue é uma alcateia.

    • Quando a azia é assim tão dolorosa, o melhor será mesmo fazer um exame aprofundado, não resulte daí uma úlcera.

      Caso não seja um problema físico, um bom psiquiatra pode, quem sabe, ajudar.

      Na pior das hipóteses resta sempre, como referiu o João Ventura, o céu e nesse caso eles que se amanhem.

  2. Em primeiro lugar, não sou protector de ninguém. O autor do comentário já devia ter percebido que a Andreia não precisa de tal… Se não assimilou essa verdade, talvez o faça em breve… E não me parece isenta de “maldade” a crítica às suas amizades – aliás, o direito fundamental à liberdade permite-lhe ser amiga de quem bem lhe apeteça. Dizer baboseiras infundadas costuma ser revelador de um confrangedor ignorantismo e tal “virtude” só costuma ( dizem… ) dar o direito a um lugar no Céu…

  3. Deixa, Pedro! Se eu e as pessoas que tenho referidas causam um tal temor, então devemos estar a fazer as coisas certas! 🙂 A estupidez e o medo do “desconhecido” costumam ser as únicas doutrinas de vida dos dumb alums deste mundo.

  4. Thanatos diz:

    Basicamente já nao se comentam os posts mas os autores dos posts. Cheira-me a ressabianço. Enfim. Quanto vaga das sereias… Epa o artigo do Macedo na Bang relembrou-me do imposto sobre a pesca de sereias no Tejo… Que penso ainda nao ter sido revogado. Hehehehe

  5. Em cima deveria estar Pedro e não João.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s